A ESCOLA


Abrangência do currículo na Educação Infantil

Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando as diferentes faixas etárias.

A elaboração do currículo na educação infantil deve contemplar aspectos que propiciem um aprendizado relacionado às experiências e vivências da criança, considerando seu desenvolvimento social, emocional, motor e cognitivo.

Para se trabalhar o desenvolvimento social da criança, é necessário incluir no currículo atividades que estimulem as capacidades de interagir com outro, respeitando as diferenças de temperamentos, crenças e culturas.

O movimento corporal faz parte das atividades curriculares das crianças, pois estimula não só o equilíbrio e a coordenação motora, mas também desenvolve áreas do cérebro.

O desenvolvimento emocional pode ser visto através da preocupação com a autoestima, a construção do eu e a compreensão do outro. Atividades espontâneas devem fazer parte do currículo, onde a criança é sujeito e o educador é o mediador da atuação ensino-aprendizagem.

Os movimentos físicos auxiliam a criança a conhecer o próprio corpo, a sentir segurança e conhecer suas potencialidades, como força e equilíbrio. Proporciona estimulação sensorial e alimenta o cérebro com informações claras sobre o aprendizado.


- Guia do Educador

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